quarta-feira, 17 de julho de 2013

Conheça 5 parasitas bizarros encontrados na natureza

__

Existem muitas coisas na natureza que ainda não conhecemos, por isso sempre somos surpreendidos ao ler sobre, por exemplo, estranhos parasitas que habitam a natureza. Seria possível que estes seres pudessem substituir orgãos, criar chifres, dominarem a mente e o sistema nervoso de suas vítimas? A relação abaixo mostra os parasitas capazes de fazerem tudo o que foi descrito acima.

Cymothoa exigua: um terrível parasita encontrado no Mediterrâneo come a língua dos peixes, se aloja em seu lugar e vive ali até o resto da vida se alimentado de sangue. O pior é que este estranho ser esta se espalhando cada vez mais e infectando muitos peixes jovens. Biólogos afirmam que o parasita não representa risco concreto para os seres humanos, porém os peixes são influenciados pelo bicho e tem sua expectativa de vida reduzida.


Ophiocordyceps unilateralis: este parasita encontrado nas formigas, costuma invadir o corpo de seu hospedeiro através das vias respiratórias e vai devorando partes não vitais de sua vítima até crescer suficientemente para instalar um filamento na cabeça de suas vítimas, como se fosse um chifre. Daí então lança esporos para infectar novas formigas.


Leucochloridium paradoxum: este parasita costuma se espalhar através das fezes de aves infectadas que, em contato com caramujos invadem seu corpo e, depois de se alimentarem do tecido do molusco, crescem fazendo surgir antenas coloridas e chamativas que interagem com o sistema nervoso. Depois os caramujos são devorados por aves e o ciclo volta a ocorrer.


Tricuspidatus Paragordius: este verme é um parasita, que após crescer no interior de grilos, interage com o sistema nervoso de suas vítimas os fazendo cometer suicídio saltando na água. A intenção do verme é procurar um parceiro no ambiente aquático para se reproduzir.


Ampulex compressa: a vespa fêmea desta espécie ataca a barata inoculando um veneno poderoso no corpo de sua vítima, então ela coloca um ovo no interior do inseto e, ainda sobre o efeito do veneno inserido pela vespa, a barata é conduzida como um fantoche até um ninho onde o ovo irá chocar e devorá-la anda viva.

_______________________________________________________________________________

Arquivo do blog